1ª Proposta de Trabalho - 1º Período
Prof.Kátia Sá
Partindo de uma imagem fotográfica — como por exemplo um recorte de jornal, de revista ou de fotografia original — os alunos obtiveram a linha de contorno de um objecto utilitário do quotidiano contemporâneo, fazendo uso do papel vegetal de engenheiro. Depois de obtido o desenho, fotocopiaram-no em 3 escalas diferentes — tamanho pequeno, médio e grande.
Seguidamente, passaram para a folha de papel vegetal de engenheiro os três tamanhos do desenho e, finalmente, para uma folha de papel cavalinho A3, compondo e organizando o campo visual, explorando as características perceptivas da espacialidade tais como: sobreposição, relações transversais, variação do tamanho relativos dos objectos, gradientes de textura, efeitos de luz e sombra, efeitos de perspectiva linear, conceitos que foram introduzidos previamente aos alunos.
Terminada a composição, já numa outra folha A3 de papel Canson, os alunos intervieram com tinta da china, sendo o principal objectivo a variação de expressividade da linha e da mancha, através da exploração do claro-escuro.
Seguidamente, passaram para a folha de papel vegetal de engenheiro os três tamanhos do desenho e, finalmente, para uma folha de papel cavalinho A3, compondo e organizando o campo visual, explorando as características perceptivas da espacialidade tais como: sobreposição, relações transversais, variação do tamanho relativos dos objectos, gradientes de textura, efeitos de luz e sombra, efeitos de perspectiva linear, conceitos que foram introduzidos previamente aos alunos.
Terminada a composição, já numa outra folha A3 de papel Canson, os alunos intervieram com tinta da china, sendo o principal objectivo a variação de expressividade da linha e da mancha, através da exploração do claro-escuro.
An