04/11/2007

Exploração do espaço

9ºD&B
1ª Proposta de Trabalho - 1º Período
Prof.Kátia Sá


Partindo de uma imagem fotográfica — como por exemplo um recorte de jornal, de revista ou de fotografia original — os alunos obtiveram a linha de contorno de um objecto utilitário do quotidiano contemporâneo, fazendo uso do papel vegetal de engenheiro. Depois de obtido o desenho, fotocopiaram-no em 3 escalas diferentes — tamanho pequeno, médio e grande.
Seguidamente, passaram para a folha de papel vegetal de engenheiro os três tamanhos do desenho e, finalmente, para uma folha de papel cavalinho A3, compondo e organizando o campo visual, explorando as características perceptivas da espacialidade tais como: sobreposição, relações transversais, variação do tamanho relativos dos objectos, gradientes de textura, efeitos de luz e sombra, efeitos de perspectiva linear, conceitos que foram introduzidos previamente aos alunos.
Terminada a composição, já numa outra folha A3 de papel Canson, os alunos intervieram com tinta da china, sendo o principal objectivo a variação de expressividade da linha e da mancha, através da exploração do claro-escuro.





Hugo Mendes




Francisco Santos





Leonardo Ventura





Maria João





Tiago Santos




Rafael Dias




Joana Ferreira




Florbela Marques





Nuno Rodrigues



An

Ana Oliveira




Cláudio Carvalho




António Vale




Natércia Simões




Luís Almeida




Marco Jesus

Explorar a cor através do pastel

8ºD
1ª Proposta de Trabalho - 1º Período
Prof.Kátia Sá


Foi pedido aos alunos que desenhassem o seu sapato. O processo de observação deveria consistir em observar, desenhar, observar de novo e continuar o desenho, quase sem olhar para o papel.
Depois disso, para uma folha A3 de papel Canson, dividida mentalmente em 2 áreas iguais, os alunos deveriam transpor o seu desenho duas vezes, podendo este ser rodádo ou invertido, nos diferentes espaços.

Seguidamente, com a técnica do pastel e aplicando os conhecimentos adquiridos sobre a síntese subtractiva dos pigmentos e a harmonia das cores e tons, os alunos num dos espaços intervieram com cores primárias, noutro apenas com cores complementares.
As cores puderam ser misturadas para que os alunos na folha de papel explorassem as múltiplas fusões de cores e tons possíveis com este material.





Marcelo Teixeira




André Baptista






Sofia Fragoso






Anais Barroso






Mariana Areosa






Beatriz Gomes






Pedro Monteiro






Jéssica Couceiro






Daniela Gomes






Andreia Fidalgo






Carlos Santos






Sara Silva






Ivone Jesus






Renato Almeida






Ivan Candeias






Sérgio Simões






João Rodrigues







Linda Ramos







Pedro Cunha






Joana Neves